DO INICIO AOS DIAS ATUAIS

Em 3 de novembro de 1912 era fundado o Engenho de Dentro Atlético Clube (no início era Engenho de Dentro Football Club). Orgulho não só do bairro homônimo, mas também da zona norte do município do Rio, o EDAC (as iniciais do clube) foi bastante ativo durante as primeiras décadas do século XX. Já enfrentou os grandes clubes do Rio, incluse com vitórias incontestáveis. Por causa disso seus jogadores eram conhecidos como "Fantasmas Azuis", pois além da referência às cores do clube (azul e branco), os adversários se assustavam com as estupendas vitórias e títulos nas décadas de 20 e 30.

Em 1925 o clube conquistou seu maior título: o campeonato carioca pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT). O Engenho de Dentro venceu por 5 a 0 o Americano FC, do bairro de Vila Isabel. No ano anterior o EDAC já tinha sido semifinalista (o campeão foi o Vasco da Gama). Este título, infelizmente, não é reconhecido pela FERJ. No entanto, basta apenas uma simples pesquisa para confirmar a legitimidade da conquista. O próprio reconhecimento da Federação ao título do Vasco da Gama em 1924 já é justificativa ao mesmo tratamento para o Engenho de Dentro AC.

O campo do EDAC localizava-se, inicialmente, na antiga Rua Engenho de Dentro, atual Adolfo Bergamini, entre os números 151 e 155. Em 1934 o clube acabou perdendo sua sede (onde hoje funciona a Escola Municipal Rio Grande do Sul) e somente em 1946 inaugurou um novo campo, na rua Henrique Scheid. A inauguração foi de gala: um amistoso entre as equipes mistas de Vasco x Flamengo, vencido pelo cruzmaltino por 4x2. As décadas foram passando e com tempo o campo foi se transformando em um local de peladas, até o triste fim, por volta de 2012, onde iniciou-se a construção de um conjunto residencial.

Hoje o Engenho de Dentro AC tem como sede somente uma quadra coberta de futsal, alguns trofeus e arquivo com recortes de noticia de uma época gloriosa. Muito da historia do clube se perdeu com o tempo, seja por acidente ou descaso de administrações passadas, impossibilitando que se saiba mais sobre o EDAC. No entanto, no fim de 2011, pessoas que participaram da historia do clube ou mesmo simpatizantes, decidiram reerguer a instituição, impedindo que o Fantasma Azul seja extinto. Um trabalho árduo que pretende reestruturar e resgatar não somente o patrimônio fisico, mas também sua história e seus torcedores.

Em 2012 o EDAC completou seu primeiro centenário com esperança no futuro, ciente das batalhas que estarão por vir e contando com a ajuda de todos: amantes do futebol, da historia do esporte no estado ou moradores da região.